TERCA, 12/05/2020, 16:22

Reitores das Universidades Estaduais pedem que Ministério da Educação adie o ENEM

Reitor da UEL fala em cautela e avalia que o mais prudente nesse momento, inclusive por questões sanitárias, seria mesmo adiar o exame.

As inscrições para o ENEM começaram nesta segunda-feira e vão até 22 de maio. Pelo menos, por enquanto. É que a confirmação do início das inscrições do exame, que todos os anos reúne milhões de estudantes de todo o país, provocou reações imediatas de uma série de instituições de ensino superior e especialistas da área da educação. Na página do exame na internet, o cronograma segue inalterado, com várias etapas já cumpridas e uma série delas ainda por vir.

As provas do ENEM impresso, por exemplo, estão agendadas para os dias 1º e oito de novembro e já no dia 11 devem ser publicados os gabaritos. No caso do exame digital, uma novidade desse ano, as provas serão realizadas nos dias 22 e 29. E no dia dois de dezembro o Inep deve publicar os gabaritos.

O reitor da UEL, Sérgio de Carvalho, é mais um que reforça o coro dos descontentes com a manutenção da data do ENEM. O reitor diz que a questão foi discutida em uma reunião da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público, Apiesp, realizada nesta segunda-feira. Fala em cautela e diz que um documento, assinado por todos os reitores, foi elaborado e será encaminhado ao Ministério da Educação nos próximos dias solicitando o adiamento do ENEM.  

Sérgio de Carvalho ressalta a importância do exame, que no ano passado teve mais de 5 milhões de participantes, e acredita em dificuldades para cumprir o calendário e o conteúdo programático do ensino médio.

O reitor avalia também que o mais prudente, inclusive por questões sanitárias, seria mesmo adiar o exame.

O ENEM tem quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação, de no máximo 30 linhas. Uma das novidades de 2020 é a aplicação da prova digital para 100 mil estudantes.  A partir desse ano, também será preciso incluir uma foto do candidato na inscrição. Outra novidade esse ano é que Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista e Certificado de Dispensa de Incorporação não serão mais aceitos como documento de identificação.

A última etapa do exame, prevista para janeiro do ano que vem, mas ainda sem data definida, é a divulgação do resultado. A Central de Atendimento do ENEM funciona no 0800-616161.

Comentários