SEXTA, 08/11/2019, 14:33

Saúde registra mais dois novos casos de Sarampo

Dos sete registros de circulação do vírus, cinco estão relacionados à excursão de jovens a um evento em Maringá.

A circulação do vírus do Sarampo em Londrina preocupa a Secretaria Municipal de Saúde. Mais dois novos casos casos foram confirmados.  Com isso, o município atingiu a marca de sete pacientes com sarampo, dentre 16 notificações da doença. Cinco já foram descartados, e outros quatro casos estão em andamento, no aguardo dos resultados laboratoriais.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde do Município, Sônia Fernandes os pacientes que tiveram sarampo estão enquadrados na faixa etária de 17 a 28 anos, considerados jovens adultos.  Sendo que 5 adquiriu a doença após participar de uma excursão em uma festa rave em Maringá.

Independente da maneira que o vírus chegou a Londrina, a vigilância em saúde alerta que a prevenção é o melhor remédio e precisar ser feita por meio da vacina.

Aos primeiros sintomas, o paciente precisa procurar uma unidade de saúde mais próxima.

De modo geral, a vacinação contra o sarampo é indicada para pessoas com idade entre 1 e 29 anos (duas doses); 30 a 49 anos (uma dose); e acima de 50 anos, em circunstâncias especiais.  Em Londrina, para os menores de 1 ano, a cobertura vacinal está em 64,5%.

Por Guilherme Marconi

Comentários

Publicidade