QUINTA, 12/05/2022, 18:12

Secretaria de Educação e Hospital de Olhos de Londrina promovem mais um mutirão neste sábado

Aproximadamente 100 alunos da rede municipal vão passar por consulta e exame e se precisarem vão ganhar também os óculos e as lentes.

O mutirão para os alunos da rede municipal, é resultado de uma parceria da Secretaria de Educação com o Hospital de Olhos de Londrina, o Hoftalon, e terá sua quarta edição neste sábado, das 8h às 12h, no Centro Municipal de Educação Infantil Antonieta Trindade, no Alto da Boa Vista, zona norte da cidade.

São cerca de 100 estudantes que vão passar por consulta e exames em um consultório, com equipamentos portáteis, montado no CMEI apenas para o mutirão. Depois da consulta, as crianças que precisarem vão receber a receita e a armação dos óculos.

Desde 2016, a parceria entre a Secretaria de Educação e o Hoftalon já atendeu mais de 1.200 crianças de 40 escolas, entre CMEIs e Centros de Educação Infantil filantrópicos. Cerca de 10 médicos voluntários, entre residentes e especialistas participam do projeto, que ficou suspenso durante a pandemia.

A secretária Municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, explica que os alunos que participam dos mutirões passaram antes por uma triagem e foram indicados pelos próprios professores das escolas.

Quando os alunos precisam de acompanhamento médico mais específico, a Prefeitura encaminha as crianças, via Unidade Básica de Saúde, para o Hoftalon.

As receitas médicas e os óculos para os estudantes que precisam deles são enviadas para o Sindicato que representa as óticas do estado e faz a doação das armações e das lentes.

Por Marcos Garrido

Comentários