Estelionatário acusado de usar aluguel de máquinas para aplicar golpes é preso em Londrina
Criminoso apresentava documentos falsos para ter acesso aos equipamentos e depois sumia levando o material, deixando para trás um grande prejuízo financeiro às empresas. Rombo total pode chegar aos 100 mil reais
Um homem de 27 anos foi preso nesta sexta-feira (10) no âmbito de uma operação da Delegacia de Estelionatos de Londrina. Ele é apontado como o chefe de um esquema criminoso que gerou prejuízo financeiro expressivo a diversas empresas de locação de maquinários da região. Segundo o delegado Edgard Soriani, o estelionatário usava documentos falsos para entrar em contato com as empresas e fazer o aluguel dos equipamentos, como geradores de energia e martelos demolidores. Mas, logo após ter acesso às máquinas, ele bloqueava as locadoras e "sumia do mapa".
O homem começou a ser investigado depois de ser preso no dia 29 de maio deste ano. Na ocasião, ele tentou alugar um gerador de energia, avaliado em 11 mil reais, usando dados falsificados. A empresa acionou a polícia e o suspeito fugiu correndo. Ele foi perseguido e preso em flagrante, mas acabou solto em audiência de custódia no dia seguinte. Desde então, a polícia aprofundou as investigações e descobriu que o estelionatário já havia aplicado o mesmo golpe em outras empresas. Uma locadora de Londrina alugou um martelete rompedor de R$ 13,5 mil e outros acessórios ao criminoso. Numa empresa de Arapongas, ele se apropriou, por meio da locação fraudulenta, de um gerador e um rompedor avaliados em quase R$ 50 mil. Também foram identificados golpes em empresas de Cambé e Cornélio Procópio. O rombo total pode chegar aos 100 mil reais. Segundo o delegado, além da prisão, as equipes cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços relacionados ao suspeito. Foram apreendidos objetos levados das locadoras, um carro e documentos que podem ajudar a polícia a identificar os receptadores do esquema.
A polícia espera que agora o suspeito fique preso. As equipes também trabalham para identificar outras vítimas do esquema.