QUARTA, 19/06/2024, 12:00

Secretaria de Educação encaminha relatório de medidas adotadas pelo Estado após ataque em Cambé

Entre as medidas para minimizar a violência escolar, estão treinamento dos servidores das escolas; a implantação de vídeo monitoramento e ampliação dos serviços de suporte psicológico.

Nesta quarta-feira (19), data marcada pela tragédia que vitimou dois estudantes do Colégio Professora Helena Kolody, de Cambé, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), enviou nota à imprensa lamentado o episódio.  A reportagem procurou a chefia do núcleo regional e a direção da escola, que prefiram não conceder entrevista. Por ser um assunto delicado, a justificativa do comunicado é que, neste momento, a prioridade é o luto dos familiares das vítimas e a segurança da comunidade escolar. Na escola, a única homenagem foi um minuto de silêncio que foi feito por alunos e professores.

A Seed, encaminhou um relatório com medidas de segurança, voltadas à educação e implementadas pelo Governo do Estado, desde o ataque em Cambé. A chefe do Departamento de Gestão Escolar, Neiva de Andrade Niero, entrevista gravada pela assessoria contou que entre as ações estão o acionamento do botão do pânico e o treinamento dos servidores com apoio da Polícia Militar. 

Em aperfeiçoamento às políticas públicas na área de segurança escolar, o Governo do Estado informou que instituiu o Comitê Intersetorial para ações de prevenção. Ela citou também a instalação de câmera de videomonitoramento. A ideia, segundo Neiva Vieiro, é aumentar a sensação de segurança e retomar à normalidade com objetivo de antever casos de bullyng para que o problema cresça e vire um caso de violência. 

A Secretaria Estadual de Educação ainda informou que houve a liberação de investimentos para aumento do patrulhamento policial e destinação de 20 milhões de reais em recursos para reforço na estrutura de segurança das edificações escolares estaduais, como cercamento e aumente de muros.

Por Guilherme Marconi

Comentários