SEGUNDA, 30/07/2018, 07:13

Secretaria de Trabalho busca alternativas para geração de empregos em Londrina

Umas das saídas para aquecer a economia e gerar emprego tem sido estimular novos microempreendedores.

Gerentes das agências do trabalhador da região se reuniram na última semana em Londrina com o Secretário Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade do Estado, Paulo Rossi.

Durante a reunião foram debatidas políticas públicas de incentivo a geração de renda e emprego.

De acordo com o Secretário do Trabalho, Emprego e Renda de Londrina, Elzo Carreri, essa reunião possibilita a reestruturação das secretarias do trabalho e uma articulação entre as gerências que possibilita troca de experiências e novas ideias para avançar na geração de vagas de emprego.

De acordo com os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, o Paraná teve o pior resultado entre todos os estados e perdeu mais de 6,5 mil postos de trabalho. Aqui em Londrina, os números também são negativos, em junho a cidade perdeu pouco mais de 500 postos de trabalho. O município também registrou saldo negativo no acumulado do ano, com a perda de pouco mais de mil empregos formais.

Uma das saídas para gerar renda e estimular o emprego na cidade tem sido o incentivo aos mais de 20 mil microempreendedores da cidade. De acordo com Elzo, a administração aposta em cursos de preparação para esse setor. Além de promover cursos de capacitação para vagas que existem, mas não tem profissionais preparados.

Um exemplo desse trabalho foi feito no Distrito de Lerroville, um grupo de mulheres recebeu capacitação para empreender.

Por Bruno Carraro

Comentários