SEXTA, 05/02/2021, 12:28

Secretaria Estadual de Saúde publica resolução com medidas de prevenção à Covid na volta as aulas.

O retorno deve ser em sistema híbrido, com atividades presenciais e remotas, de acordo com a capacidade e estrutura de cada instituição. 

A resolução da Secretaria de Saúde do Paraná traz medidas de prevenção, monitoramento e controle da Covid-19 nas instituições de ensino públicas e privadas para o retorno das atividades curriculares e extracurriculares. As medidas preventivas  devem ser cumpridas rigorosamente pelas instituições de ensino para a proteção dos estudantes, profissionais, funcionários e das famílias paranaenses, ressaltando que o cenário epidemiológico é avaliado sistematicamente e que uma revogação poderá ser indicada a qualquer momento, diante dos números apresentados de contaminação no Estado. Maria Goretti Lopes, diretora de segurança e atenção em saúde da SESA, reforça que todos precisam atuar juntos.

O documento prevê que o retorno às atividades presenciais ocorra de forma escalonada, por faixa etária, iniciando-se pelas turmas com crianças até 10 anos de idade; após uma semana as demais turmas do ensino fundamental e, depois de duas semanas do início das atividades presenciais, os alunos do ensino médio. Ficam proibidas atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.

Se surgirem casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 na comunidade escolar ou acadêmica as atividades presenciais poderão ser canceladas de forma parcial ou total. O retorno será no formato híbrido, com atividades presenciais e online, de acordo com a capacidade e estrutura de cada instituição. A higienização e a desinfecção de áreas internas e externas das escolas devem ser intensificadas. O uso de máscaras será obrigatório. O documento completo pode ser conferido no site da SESA, www.saude.pr.gov.br .

Por Livia de Oliveira

Comentários