QUARTA, 15/09/2021, 14:00

Secretaria Estadual de Saúde revoga toque de recolher e libera eventos para até mil pessoas

Participação em festas deve ser condicionada a ter o esquema vacinal completo ou apresentar exame negativo para Covid com, no máximo, 48 horas de antecedência

Novo decreto estadual encerra toque de recolher e libera a livre circulação durante a madrugada, inclusive com venda de bebidas alcoólicas. Segundo a normativa, eventos poderão receber até mil pessoas (hoje o limite é de 400), desde que respeitem o limite de capacidade de 50% para locais fechados e 60% para locais abertos. Aos participantes, no entanto, serão exigidos esquema vacinal completo contra a Covid-19 ou exame RT-PCR negativo, feito com no máximo 48 horas de antecedência. Também fica permitido o consumo de bebidas e comidas em eventos. Para tanto, é necessário usar máscara cobrindo o nariz e a boca durante todo o momento, exceto para ingestão momentânea de comida ou bebida. A presidente da Apenpar – Associação dos profissionais de eventos do norte do Paraná - Cláudia Andrade, comemora a decisão. Segundo ela, os clientes estão compreendendo as regras e estão colaborando. Porém, a retomada é gradual.

Permanece proibida a realização presencial dos eventos, de qualquer tipo, que possuam uma ou mais das seguintes características: em local fechado que não tenha sistema de climatização com renovação do ar e Plano de Manutenção, Operação e Controle atualizados; que demandem a permanência do público em pé durante sua realização; com duração superior a 6 horas; que não consigam garantir o controle de público no local ou que possam atrair presença de público superior àquele determinado nesta norma, como exposições e festivais; de caráter internacional; realizados em locais não autorizados para esse fim; e que não atendam os critérios previstos nesta legislação e demais normativas vigentes. Há alguns detalhes que ainda não estão completamente claros para os organizadores de evento, explica Andrade. Ela também questiona a exigência de duas doses da vacina, já que em eventos familiares há diferentes faixas etárias e nem todas estão com o esquema vacinal completo.

A Abrasel, Regional Norte da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, também reagiu positivamente à notícia. Segundo o presidente da entidade, Leonardo Leão, o setor precisava dessa flexibilização para se reerguer.

O Paraná ultrapassou a marca de 8 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose (D1) ou dose única (DU) do imunizante contra a Covid-19. O Estado atingiu 92% do grupo acima dos 18 nos com ao menos uma dose. Os dados são do Vacinômetro nacional, com informações da base do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A estimativa da Sesa é fechar setembro com 100% da população adulta vacinada com a primeira dose ou dose única.

Por Livia de Oliveira

Comentários