QUARTA, 12/05/2021, 19:19

Secretarias municipais preparam projeto para inserir idosos no mercado de trabalho

Objetivo do programa é articular novas oportunidades para trabalhadores com mais de 60 anos e apresentar às empresas benefícios da contratação.

A iniciativa quer preparar o ambiente empresarial londrinense para um cenário de pós-pandemia, em que esta população terá mais liberdade para retomar atividades do cotidiano, como ir às compras, encontrar os amigos, e também participar efetivamente das atividades produtivas.

O projeto é desenvolvido em uma parceria entre as Secretarias do Idoso e do Trabalho, Emprego e Renda. Com o projeto, as pastas querem elaborar políticas públicas para aproximar este público de novas oportunidades profissionais, como explica a secretária municipal do Idoso Andrea Ramondini.

Ela afirma que, frequentemente, companhias tendem a dar preferência aos mais jovens em processos seletivos. Mas, destaca que os candidatos mais experientes possuem competências importantes para contribuir com a companhia.

Entre os diferenciais identificados nos idosos, está a pontualidade, a compreensão e uma maior adesão à cultura da empresa. Segundo a secretária, são características valorizadas pelas organizações, que participam de um processo em que todos ganham.

De acordo com projeções realizadas pelo município, Londrina tem cerca de 80 mil idosos. Andrea Ramondini explica que o percentual está acima da média nacional e estadual. Ela considera que o aumento da expectativa de vida do brasileiro demanda soluções do poder público, junto à sociedade.

A secretária afirma que a iniciativa busca atender a estas necessidades, possibilitando que mais londrinenses sejam recolocados no mercado de trabalho por meio de ações da prefeitura. Atualmente o projeto está em fase de estruturação.

Andrea Ramondini ressalta que o projeto elaborado pela Secretaria do Idoso e pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda está sendo pensado para um momento posterior à pandemia da Covid-19. Por enquanto, a orientação permanece sendo que a população continue seguindo medidas de prevenção ao coronavírus, inclusive, aqueles que já receberam as duas doses do imunizante.

Comentários