QUARTA, 10/04/2019, 17:10

Secretário de Agricultura apresenta proposta de fusão do IAPAR a entidades de Londrina

Presidentes da Sociedade Rural e ACIL elogiaram o projeto, com destaque para o enxugamento da máquina e a manutenção da estrutura do órgão, com duas diretorias, aqui na cidade.

Na reunião, da manhã desta quarta-feira, a proposta elaborada pelo Governo do Estado para a fusão do IAPAR com outros órgãos, foi discutida pela primeira vez fora da estrutura do Governo. Coube ao secretário Estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, apresentar o projeto à direção da Sociedade Rural do Paraná e da ACIL, além de algumas lideranças políticas da região.

De acordo com o secretário, as entidades ouviram as propostas, fizeram algumas críticas pontuais, mas, de forma geral, apoiaram a mudança. Norberto Ortigara, mais uma vez, defendeu o projeto do Governo e garantiu que Londrina não vai ter perdas com as mudanças.

Segundo Ortigara, a expectativa inicial era de que o projeto de lei com as mudanças nos órgãos fosse entregue ainda em março à Assembleia Legislativa, com previsão de ser votado agora em abril. Mas o prazo foi prorrogado e a proposta só deve ser enviada à Alep e comece a tramitar no fim desse mês.

O secretário diz ainda que a proposta vai ser apresentada também aos servidores dos órgãos envolvidos e outras entidades, sindicatos e cooperativas.

O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Antônio Sampaio, destaca a discussão política em torno das seis diretorias que serão criadas com o novo órgão e afirma que a proposta apresentada pelo Secretário de Agricultura é coerente com o que foi prometido pelo Governo.

O presidente da ACIL, Fernando Morais, avalia que a proposta é interessante e ressalta a principal preocupação da entidade, a manutenção da sede e da presidência da nova instituição em Londrina.

Comentários