SEGUNDA, 20/04/2026, 11:33

Sede da torcida organizada do Palmeiras é alvo de vandalismo e tiros em Londrina

Ataque teria sido realizado após o empate do Londrina com o Ceará pela série B do Campeonato Brasileiro. Parte da torcida cearense acompanhou partida da sede da organizada palmeirense

A sede da Mancha Verde, torcida organizada do Palmeiras, em Londrina, foi alvo de um ataque a tiros na noite deste domingo (19). O espaço, que fica na rua Tibagi, na Vila Recreio, na área central da cidade, amanheceu com marcas de pelo menos quatro disparos nas paredes. Cápsulas dos disparos foram encontradas na calçada. Os responsáveis pelo ataque também usaram pedras para vandalizar o prédio.

O ataque foi realizado após o empate em zero a zero entre Londrina e Ceará pela Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo foi realizado no estádio VGD, que fica a menos de dois quilômetros da sede da torcida palmeirense. A suspeita é de que torcedores do Londrina tenham sido responsáveis pelo ataque, uma vez que parte da torcida do Ceará acompanhou a partida do espaço da Mancha Verde. Por sorte, o local já estava vazio no momento em que foi atingido por tiros e pedradas e ninguém ficou ferido.

Em entrevista à CBN nesta segunda-feira (20), o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar (PM), tenente-coronel Ricardo Eguedis, disse que as equipes da PM foram acionadas por vizinhos do prédio, que ouviram os tiros e ficaram apavorados. De acordo com as informações repassadas à polícia, cinco carros pararam em frente ao espaço e os ocupantes desceram para realizar o ataque.

O local já passou por uma perícia. A polícia também está atrás de câmeras de segurança que podem ajudar na identificação dos responsáveis.

O ataque reacende o histórico de violência envolvendo a torcida organizada do Palmeiras na cidade. Em outubro de 2022, cinco pessoas ficaram feridas durante um confronto entre torcedores palmeirenses e da torcida Falange Azul, do Londrina, justamente na sede da Mancha. A confusão aconteceu enquanto os torcedores alviverdes assistiam ao jogo entre Athletico e Palmeiras, que se enfrentavam na Arena da Baixada, em Curitiba. De acordo com a polícia, um integrante da Mancha Verde abriu fogo contra um carro branco com torcedores da Falange que teria ido até o local para confrontar o grupo rival. Os cinco baleados, entre eles um adolescente de 17 anos, eram torcedores do Londrina.

Vale lembrar que o Palmeiras joga no estádio do Café, em Londrina, no dia 13 de maio contra o Jacuipense, da Bahia, pela quinta fase da Copa do Brasil. Questionado se o comando da PM está preocupado com a possibilidade de novos episódios de violência, Eguedis disse acreditar que os casos são isolados, e que o público que será atraído pela próxima partida é diferente do responsável pelos conflitos.

Por Guilherme Batista

Comentários