QUARTA, 20/01/2021, 17:25

Sesa garante que vacinas contra a Covid-19 já chegaram a todos os municípios do estado

De acordo com Secretaria, outro lote da mesma Coronavac será enviado aos municípios daqui a três semanas

A Secretaria Estadual de Saúde anunciou, no início da tarde desta quarta-feira, que todas as 399 cidades paranaenses já receberam as 132.500 doses da Coronavac enviadas pelo Governo Federal. As vacinas, produzidas pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, foram entregues às 22 Regionais de Saúde do estado na terça-feira, sendo que as últimas delas só chegaram a Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, às 22h.

Ainda de acordo com o balanço divulgado pela Sesa, a maioria dos municípios começou a aplicar os imunizantes ainda nesta quarta-feira nos grupos prioritários: profissionais da saúde, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores, pessoas com alguma deficiência severa e ainda os indígenas. A imunização segue os critérios estabelecidos no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, mas é de responsabilidade das secretarias Municipais de Saúde.

Ainda de acordo com a Sesa, outro lote da mesma Coronavac será enviado aos municípios daqui a três semanas, que é o intervalo de aplicação da segunda dose. As vacinas estão armazenadas nos freezers e câmaras frias do Centro de Medicamentos do Paraná, o Cemepar em Curitiba.

No total, o Paraná recebeu até agora do Ministério da Saúde 265.600 doses.

Por Marcos Garrido

Comentários