TERCA, 04/08/2020, 19:30

Sesa recebe quase 100 mil ampolas de anestésicos para intubação de pacientes da Covid-19

Material foi enviado pelo Ministério da Saúde e, segundo, Secretaria vai ser suficiente para, pelo menos, duas semanas.

O Centro de Medicamentos do Paraná recebeu, nesta terça-feira, quase 100 mil ampolas de relaxantes neuromusculares usados no processo de intubação de pacientes graves internados com a Covid-19. Os medicamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde e são o primeiro resultado da visita do ministro-interino, Eduardo Pazuello, ao Paraná, há duas semanas.

Mesmo com o lote adicional de medicamentos recebido, a Secretaria de Saúde afirma que continua monitorando a situação dos insumos, já que eles precisam estar disponíveis rapidamente caso haja um aumento de casos mais graves e com necessidade de internação em UTI.

De acordo com a Sesa, as 100 mil ampolas vão ajudar os 54 hospitais do estado que atendem pacientes da Covid-19, mas alerta para o uso racional do medicamento. O Governo do Estado informou ainda que fez uma compra emergencial de anestésicos, no valor de, aproximadamente, R$ 1,5 milhão e que parte do lote já está no Cemepar. O restante deve chegar nos próximos dias.

O assessor especial da Secretaria Estadual de Saúde, César Neves, explica que o Governo Federal se comprometeu a enviar, nos próximos dias, mais um lote com os anestésicos e outros insumos, o que deve garantir pelo menos duas semanas de uso do medicamento nos hospitais.

A Secretaria de Saúde afirma que vem monitorando o estoque dos hospitais e contingenciando os medicamentos para que nenhum paciente fique sem assistência no estado, onde até o momento não houve falta dos anestésicos.

Por Marcos Garrido

Comentários