SEXTA, 06/09/2019, 10:32

Setembro Amarelo alerta para os casos de suicídio

Em Londrina, 15 pessoas tiraram a vida no primeiro semestre de 2019

A cada dois minutos, uma pessoa tenta suicídio no Brasil. A estatística foi revelada durante a divulgação da campanha Setembro Amarelo na sessão da Câmara de Vereadores.

Em Londrina, 331 pessoas tiraram a vida nos últimos oito anos. Só no primeiro semestre de 2019, foram registradas 15 mortes. A grande maioria do sexo masculino, 11 contra 4.

Em relação à faixa etária, o perfil está mudando. Se antes os idosos eram maioria, agora são os jovens que lideram as estatísticas, segundo o porta-voz do Centro de Valorização da Vida em Londrina, Aparecido Carlos Beltrami.

Um dos maiores desafios do Setembro Amarelo é conscientizar sobre os sinais que a pessoa demonstra antes de cometer o ato extremo do suicídio.

O CVV realiza apoio emocional e de prevenção ao suicídio, atendendo de forma voluntária todas as pessoas que desejam conversar, sob total sigilo, 24 horas por dia, todos os dias, no telefone 188, válido em todo o território nacional. Quem desejar se cadastrar como voluntário pode entrar em contato com o CVV pelo e-mail londrina@cvv.org.br

Por Marco Feltrin

Comentários