Setor de franquias supera projeções e cresce 13,5% em 2024
Em 2024 faturamento alcançou a marca de R$ 273 bilhões
O franchising brasileiro está em alta, e os números de 2024 comprovam isso, o setor gera quase 2 milhões de empregos diretos no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF), o setor cresceu 13,5% em faturamento, alcançando impressionantes R$ 273 bilhões no ano passado.
Entre os segmentos que mais se destacaram, estão o setor de Alimentação e Foodservice, com um crescimento de 16,1%, e Saúde, Beleza e Bem Estar, que subiu 16,5%. Além disso, mais e mais franquias continuam abrindo novas operações com taxa de 17,8%, número superior à taxa de 2023 que foi de 17,3%
O empresário Guto Covizzi, diretor de expansão da Covizzi Franchising, que comanda uma rede de pizzarias, ressaltou que Londrina, está entre as dez cidades com maior crescimento no faturamento de franquias no país, com alta de 17,80%, sendo considerada uma cidade ideal para investimentos em franquias.
Apesar do crescimento, é importante destacar que o setor de alimentação em franquias também enfrenta desafios sendo necessário um empenho redobrado para superá-los, além de estar sempre antenado as novas tendências.
A pesquisa de desempenho elaborada pela ABF revela, ainda, que o volume de operações do setor cresceu 0,9% e chegou a 197.709 unidades, sendo assim, o franchising em 2025 deve seguir contribuindo de forma efetiva para a economia do Brasil.