QUARTA, 01/04/2020, 19:48

Sindicato quer que bancos reduzam volume de trabalhadores dentro das agências bancárias e que somente serviços essenciais sejam atendidos presencialmente

A medida é uma forma de prevenção contra a transmissão do Coronavírus. A Justiça do Trabalho chegou a determinar o fechamento de agências do Itaú em Londrina, mas a liminar caiu.

A 6ª Vara do Trabalho de Londrina atendeu ação ajuizada pelo Sindicato dos Bancários da região e determinou o fechamento de todas as agências físicas do Itaú na cidade, mantendo apenas o atendimento dos benefícios aos aposentados. Porém, a decisão da Justiça do Trabalho foi derrubada nesta quarta-feira e o banco conseguiu liminar para atender normalmente.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina e região, Felipe Albuquerque, a medida foi adotada junto à Justiça do Trabalho para que todas as agências e bancos da região fizessem somente o atendimento essencial, com redução de profissionais e no número de pessoas circulando nas agências. A medida é uma forma de prevenção contra à transmissão do Coronavírus.

Ainda de acordo com Felipe, em média há agencias com mais de 40 pessoas circulando em ambiente fechado, sem qualquer ventilação natural.

Ele alega que os funcionários estão sem equipamentos de proteção.

Apesar de a liminar de segurança cair o jurídico do sindicato estuda medidas e vai manter a fiscalização.

Em Londrina as agências estão atendendo o público entre 11h da manhã e 2h da tarde. Porém, o Itaú esta atendendo das 10h às 11h da manhã somente idosos.  

 

NOTA RETORNO: Em nota o Banco Itaú esclerece:

“No atual período, o Itaú Unibanco tem tomado diversas medidas para preservar a saúde de todos.

Em nota a assessoria de imprensa do ITAU diz:

Em Londrina, as agências estão abrindo em horário reduzido, das 10h às 14h, com atendimento preferencial para aposentados e pensionistas, disponibilização de luvas, álcool gel e máscaras para colaboradores, além de revezamento em sua escala de atendimento. Dessa forma, o Itaú Unibanco contribui com o objetivo de desacelerar a velocidade de propagação da covid-19, e mantém atendimento mínimo especialmente para seus clientes que precisam de apoio.”

Por Bruno Carraro

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