TERCA, 07/07/2020, 15:10

Sobras de vacina contra a gripe vão ser aplicadas em toda a população

A nova etapa vai contar com 20 mil doses da imunização. Mas, o dia da aplicação ainda não foi definido pela secretaria de saúde

População em geral, que não faz parte do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, poderá tomar a vacina em Londrina. Isso por conta da sobra de 20 mil doses, como explica a coordenadora de imunizações, Sônia Fernandes. Mas, a aplicação só será feita mediante agendamento e a data ainda não está definida.

A campanha terminou no dia 30 de junho e tinha como meta a imunização do grupo prioritário, formado por idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, membros das forças de segurança ou salvamento, pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. Além da população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência, professores de escolas públicas e privadas, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (pós-parto até 45 dias) e pessoas de 55 a 59 anos de idade.  A coordenadora destaca que só sobraram doses porque alguns grupos tiveram cobertura vacinal abaixo dos 50%.

A coordenadora destaca a importância de se vacinar. A imunização se torna ainda mais importante frente a pandemia da Covid-19 e do aumento expressivo dos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) registrado agora no inverno.

Ainda sem data para acontecer, o que se sabe é que a aplicação das vacinas será em todas as regiões da cidade e só com atendimento agendado.

Por Claudia Lima

Comentários