Sociedade Rural do Paraná realiza solenidade de abertura para iniciar ExpoLondrina
Evento contou com a presença do governador Ratinho Junior, que ressaltou importância da feira para o agronegócio brasileiro e comentou relação institucional com o Governo Federal. Por outro lado, nenhum representante do governo Lula participou da solenidade no parque Ney Braga.
A solenidade de abertura de mais uma edição da ExpoLondrina foi realizada na pista central do Parque Ney Braga durante a tarde desta quinta-feira (6), o primeiro dos onze dias de feira. Participaram do evento o governador Ratinho Junior, o diretor-geral da Itaipu Nacional, Enio Verri, deputados federais e estaduais, além de autoridades do agronegócio paranaense e nacional. Mais de 560 mil pessoas devem visitar o parque ao longo dos próximos dias. Segundo o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo El Kadre, a previsão é de que a exposição movimente mais de 1 bilhão e meio de reais em negócios.
O secretário estadual de Agricultura, Norberto Ortigara, destacou que a feira, por meio da realização dos eventos técnicos e dos leilões e do fomento de investimentos, reflete a força do agronegócio paranaense, que, segundo ele, deve bater novos recordes este ano.
O governador Ratinho Junior também destacou a importância da ExpoLondrina como uma das principais feiras agropecuárias de toda a América Latina.
A CBN também questionou o governador sobre a relação dele com o governo do presidente Lula (PT), uma vez que Ratinho foi apoiador declarado do agora ex-presidente Jair Bolsonaro durante a campanha dele à reeleição. Apesar das diferenças, o governador garantiu que a relação está sendo institucional.
Por outro lado, nenhum representante do governo Lula participou da solenidade de abertura da ExpoLondrina. O evento foi realizado no mesmo recinto em que, na edição da feira do ano passado, o então presidente Jair Bolsonaro fez discurso de campanha para os seus apoiadores. O diretor-geral da Itaipu Nacional, Enio Verri, que é petista, até esteve no reduto bolsonarista nesta quinta, mas garantiu que não veio representando Lula.
Já sobre a relação com Ratinho Junior, Verri disse que, apesar de o governador ser abertamente bolsonarista, a administração de Lula deverá trabalhar em parceria com o Estado, levando em conta os pontos em comum entre as duas gestões.