SEXTA, 09/12/2022, 18:05

SPC da ACIL registra aumento de 14% na quantidade de consumidores que conseguiu sair da inadimplência em novembro

Segundo a entidade, resultado é fruto do aumento na geração de empregos formais e do pagamento da primeira parcela do 13º salário.

Os dados do Sistema de Proteção ao Crédito da ACIL mostram que, em novembro, o percentual de dívidas atrasadas e que foram pagas superou o de consumidores que entraram para o cadastro de inadimplentes. De acordo com a ACIL, o numero de consumidores que já estavam negativados e conseguiram pagar ou renegociar os débitos vencidos, deixando a inadimplência, apresentou alta de 14% em novembro na comparação com mesmo mês de 2021. No acumulado do ano, o aumento chegou a 9%.

O consultor econômico da ACIL, Marcos Rambalducci, avalia que a alta na quantidade de londrinenses que conseguiu limpar o nome é resultado direto das vagas de emprego criadas na cidade, principalmente as formais, e da massa de trabalhadores que recebeu a primeira parcela do 13º e com isso conseguiu quitar as dívidas.

Em contrapartida, o número de consumidores que não conseguiu quitar suas dívidas e teve o nome incluído no cadastro de negativados da ACIL também apresentou alta, de 12%, em comparação com novembro do ano passado.

No acumulado de 2022, afirma Rambalducci, o aumento na quantidade de inadimplentes foi maior que a alta no número de consumidores que conseguiu deixar o cadastro de negativados.

O Serviço de Proteção ao Crédito da ACIL tem parceria com o SPC Brasil e reúne informações sobre Pessoas Jurídicas, Físicas, Cheques, Cartão de Crédito e outros tipos de consultas.

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