Superlua azul aparece no céu da região nesta segunda-feira (19)
A última vez que um evento lunar como esse ocorreu foi em agosto de 2023, e as próximas Superluas azuis estão projetadas para acontecer de novo apenas em 2037.
O londrinense terá um bom motivo para olhar para o céu na noite desta segunda-feira (19), podendo se deparar com uma Superlua azul. A lua cheia que de acordo com o presidente do Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), Miguel Fernando Moreno, estará cerca de 10% maior, poderá ser vista até a manhã de quarta-feira (21).
A Superlua ocorre quando a lua está no perigeu, ou seja, no ponto mais próximo da Terra, e pode ser vista por completo. Elas recebem este nome por parecerem maiores e mais brilhantes do que as demais luas cheias do ano.
O caso desta lua azul, se trata de um fenômeno sazonal, quando ocorrem quatro luas cheias em uma única estação do ano, em vez das três esperadas para cada estação. O grupo Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), oferece apenas nesta segunda-feira (19), a partir das 19h na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto Governador José Richa, a observação astronômica gratuita, com utilização de telescópios para quem quer ver a Superlua de pertinho.
Vale lembrar que as Superluas são observáveis a olho nu e não necessitam de um local específico para visualização. A última vez que um evento lunar como esse ocorreu foi em agosto de 2023, e as próximas Superluas azuis estão projetadas para acontecer de novo apenas em 2037.