QUINTA, 11/04/2024, 07:42

Tecnologia que monitora e rastreia rebanho por geolocalização foi lançada na ExpoLondrina

Dispositivo por GPS é colocado em tags em bovinos para obter a localização exata em tempo real e serve até monitorar os sinais vitais

A ExpoLondrina foi palco de um lançamento de mais uma nova tecnologia voltada à pecuária. Trata-se de um sistema batizado de Cattlevis que foi desenvolvido por uma startup que nasceu em Londrina e está em Atibaia, no interior paulista. O equipamento com GPS é colocado em cada cabeça de gado e permite não apenas identificar cada animal do rebanho, mas, saber sua localização exata em tempo real e até monitorar os sinais vitais.

O CEO da Spacevis, Guilherme Canavese, explica que a ideia é ideia de equipar os bois com GPS surgiu há quatro anos, durante o AgroBIT, no parque Governador Ney Braga, mesmo local onde agora a tecnologia foi lançada comercialmente.

Segundo ele, o dispositivo, com uso de tags, traz avanços na rastreabilidade mandando dados em tempo real por GPS.

Além da segurança e ganho de produtividade, a tecnologia inovadora serve ainda como uma garantia ao pecuarista que necessita demostrar o ativo como garantia em operações de crédito, pontua Canavese.

 Após lançamento oficial, a tecnologia inovadora começou a ser comercializadas na ExpoLondrina . As tags com GPS tem custo unitário de R$ 249,90, mais a assinatura mensal de R$ 6,90. A instalação da rede de conectividade é feita com antenas e, nesse caso, o custo vai variar de acordo com a área da propriedade.  O público-alvo são pecuaristas e a meta da empresa é fechar esse ano com 300 mil unidades smart tags instaladas e chegar a um milhão de dispositivos em funcionamento até o fim de 2025.

Por Guilherme Marconi

Comentários