SáBADO, 25/10/2025, 09:23

Trânsito terá esquema especial durante o Vestibular da UEL neste domingo e segunda-feira

Acesso pela PR-445 e Avenida Castelo Branco sofrerá bloqueios temporários entre 12h e 14h

 

A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) definiu um esquema especial de tráfego para os dias de aplicação do Vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), neste domingo (26) e segunda-feira (27). O objetivo é garantir fluidez, segurança e organização no acesso ao campus, especialmente nos horários de chegada e saída dos candidatos. 

O sistema de trânsito seguirá o mesmo modelo adotado em vestibulares anteriores, com bloqueios e mudanças de sentido em pontos estratégicos. O principal alerta é para quem se deslocar pela PR-445, no sentido Cambé–Londrina: o acesso à Avenida Castelo Branco estará bloqueado entre 12h e 14h, período de maior movimentação.

Durante esse intervalo, a Avenida Castelo Branco funcionará em sentido único, da rotatória da Rua da Paz em direção à UEL, para facilitar a entrada dos veículos no campus. Com isso, os dois sentidos a partir da rotatória da Rua Armando Balaroti ficarão destinados exclusivamente ao fluxo de acesso à Universidade.

Já a Avenida Aniceto Espiga, que dá acesso ao Hospital de Clínicas (HC), não sofrerá alterações em seu trajeto, mas deve registrar trânsito mais lento. A recomendação da CMTU é que candidatos e acompanhantes deem preferência de entrada pela Avenida Castelo Branco, onde o tráfego será melhor direcionado e contará com a presença de agentes de trânsito em pontos de maior movimento.

A companhia reforça que a chegada antecipada é fundamental para evitar imprevistos. Os portões do campus da UEL abrem às 12h40 e fecham pontualmente às 14h, horário em que as provas terão início. A orientação é que os vestibulandos se programem para chegar com antecedência mínima de uma hora, considerando possíveis retenções no trajeto.

Durante os dois dias de prova, agentes da CMTU estarão posicionados em diferentes cruzamentos e vias de acesso, auxiliando na travessia de pedestres, controle de fluxo e estacionamento. O transporte coletivo urbano também terá reforço de horários nas linhas que atendem a região da UEL, garantindo mais opções para quem optar por não ir de carro.

Com a grande movimentação esperada, a recomendação é evitar paradas irregulares, estacionar apenas nos locais permitidos e respeitar as orientações dos agentes. A CMTU reforça que a colaboração dos motoristas será essencial para um trânsito seguro e tranquilo durante o vestibular.

Além de agentes da CMTU, a operação vai contar com o apoio da Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e da concessionária CCR.

Por Paulo Andrade

Comentários