QUINTA, 16/09/2021, 19:35

Tribunal de Justiça do Paraná firma acordo para realização de audiências de mediação online

Parceria é válida até junho do ano que vem e nova ferramenta deve tornar reuniões virtuais mais eficientes para participantes.

O Tribunal de Justiça do Paraná vai implantar uma nova plataforma para realização de audiências de conciliação pelos órgãos que integram o judiciário paranaense. Os encontros buscam mediar conflitos com o objetivo de chegar a acordos ou soluções.

Antes da pandemia, estes encontros eram, geralmente, realizados de forma presencial. No entanto, com o avanço da Covid no país, houve a necessidade de transferir essas reuniões para o ambiente virtual. De acordo com Melissa Gava, advogada e CEO da plataforma MOL, que é parceira do Tribunal de Justiça do Paraná no projeto, as audiências devem melhorar com a novidade.

Segundo ela, a digitalização das mediações também contribui para reduzir os riscos relacionados à disseminação do coronavírus. Apesar disso, a advogada explica que as plataformas de audiências online já são utilizadas no setor privado há, pelo menos, cinco anos, e considera que a tendência deve se manter no país mesmo em um cenário de pós-pandemia.

A parceria do Tribunal de Justiça do Paraná com a plataforma segue até o mês de junho do ano que vem. A primeira etapa do projeto, com início nesta segunda-feira, vai atender ao 1º Juizado Cível de Curitiba e a expectativa é de que a iniciativa seja ampliada, em breve, para as principais cidades do interior.

Por Victor Assis

Comentários