Tribunal Regional do Trabalho determina que 70% dos serviços de coleta de lixo sejam mantidos em Londrina
Trabalhadores do setor prometem greve a partir dessa terça-feira (15) por não concordar com o reajuste proposto pela CMTU
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PR) determinou que o serviço de coleta de lixo em Londrina seja mantido em pelo menos 70% durante a greve dos trabalhadores. Caso a decisão não seja respeitada a Justiça aplicará multa diária de R$ 50 mil.
O Siemaco, sindicato que representa a categoria, anunciou paralisação para essa terça-feira (15) depois de não concordar com a proposta de reajuste salarial feita pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e pela empresa Sistemma Serviços Urbanos.
Os trabalhadores querem 7,5% de aumento no salário e de 15% nos tíquetes alimentação.O oferecido foi 4,77% no salário e 5,6% nos tíquetes. Segundo o advogado do sindicato, Flavio Petrillo, a CMTU participou de apenas uma das quatro rodadas de negociações abertas. A data base da categoria foi dia 1ª de abril.
Ainda de acordo com o jurídico do sindicato, a não ser que a Companhia mude de posição, a greve está mantida, mas a categoria cumprirá a decisão do TRT que determina a manutenção de 70% dos serviços.