TERCA, 02/03/2021, 17:06

UEL abre inscrições para transferências externas

Quase 500 vagas estão disponíveis para quem deseja estudar na universidade. Inscrições podem ser feitas pelo site da COPS

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abriu, na última terça-feira (2), um edital para processo de transferência externa. Estudantes de outras instituições podem se inscrever para tentar uma das 494 vagas disponíveis entre 29 graduações. As inscrições vão até o dia 12 de março.

Para concorrer, o candidato deve estar cursando a graduação correspondente, entre o 2º e penúltimo ano do programa.

O processo tem objetivo de completar vagas não preenchidas ou abandonadas em cursos da UEL. De acordo com Sandra Garcia, coordenadora da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), a universidade tem um compromisso social e busca evitar a ociosidade das vagas disponíveis.

 

Ela explica que a seleção prioriza estudantes de outras instituições públicas. Em seguida, alunos de universidades privadas e, por fim, candidatos que estão matriculados em instituições do exterior, mas que desejam se transferir para a UEL.

 

Segundo a coordenadora, os candidatos vão ser avaliados por meio da análise do currículo escolar e média aritmética das disciplinas cursadas. Mas, ela explica que caso algum curso tenha uma procura maior do que a esperada, com mais de dez inscritos e o número de concorrentes seja duas vezes maior em relação ao número de vagas disponíveis, o colegiado do curso pode optar pela aplicação de uma prova escrita e prática.

No entanto, Sandra alerta que a COPS tem orientado que esta opção seja evitada, por conta da atual situação epidemiológica da região.

 

A coordenadora ainda destaca a importância de que os interessados estejam atentos às informações divulgadas no edital para verificar se o candidato se enquadra aos critérios definidos pela universidade para a transferência externa. A inscrição deve ser feita pelo site da COPS, no endereço cops.uel.br, e tem o valor de R$ 154. O pagamento pode ser feito até o dia 15 de março.

Por Victor Assis

Comentários