SEGUNDA, 24/01/2022, 18:30

UEL inicia novo semestre com parte das atividades em modelo presencial

Neste primeiro momento, foram priorizados cursos que preveem aulas práticas, como Design Gráfico e Design de Moda. Uma nova reunião da Câmara de Graduação está prevista para início de fevereiro, com objetivo de avaliar próximos passos na Instituição.

Cerca de 1,9 mil alunos de graduação da Universidade Estadual de Londrina retornaram em formato presencial no primeiro dia de atividades da Instituição, nesta segunda-feira (24), após o recesso de fim de ano. Os estudantes voltam para finalizar o ano letivo de 2021, que se encerra no dia 23 de junho.

Além destes, que retornaram às salas de aula após um longo período aprendendo por meio de plataformas virtuais, outra parcela da comunidade acadêmica deu início ao segundo semestre ainda em formato remoto. No total, mais de seis mil alunos retomaram as atividades.

Isso porque, no final da última semana, a Câmara de Graduação da UEL orientou que o ensino online fosse, preferencialmente, adotado durante este retorno. A pró-reitora de Graduação Marta Favaro explica que, neste primeiro momento, os cursos que voltaram a frequentar o campus, foram os que preveem a realização de atividades práticas, como é o caso de Design Gráfico e Design de Moda.

De acordo com um balanço divulgado pelo Restaurante Universitário (RU), mais de 300 pedidos foram feitos para reserva de refeições. Durante o período de retorno escalonado, o espaço tem capacidade de oferecer cerca de 1.800 marmitas diariamente, entre almoço e jantar.

Na avaliação da pró-reitora, o primeiro dia de aulas foi tranquilo. Ela aponta que o retorno escalonado das atividades, em cada curso, prevê que o novo semestre letivo tenha início de forma gradativa, ao longo das próximas semanas, em diferentes datas.

Para orientar a comunidade acadêmica a respeito de toda a programação de retomada na UEL, a Instituição preparou alguns informativos, com as datas de retorno das atividades para cada graduação. Este material pode ser acessado nas redes sociais da Universidade. Além disso, Marta destaca que os estudantes devem estar atentos aos comunicados enviados pelos colegiados de curso.

Segundo a pró-reitora, uma nova reunião da Câmara de Graduação está prevista para o início de fevereiro, para que possam avaliar os próximos passos da retomada das atividades na UEL, de acordo com as condições sanitárias atuais.

Entre as medidas de segurança previstas para os alunos que retornarem ao ensino presencial, está a obrigatoriedade da máscara de proteção. Além disso, em diferentes locais do campus, estará disponível álcool para higienização das mãos. De acordo com um levantamento divulgado pela UEL, quase 99% da comunidade acadêmica está vacinada contra Covid-19.

Por Victor Assis

Comentários