SEGUNDA, 12/07/2021, 07:05

Universidade Estadual de Londrina promove concurso de contos em comemoração aos 50 anos da instituição

Maiores de 16 anos podem participar. Também haverá concurso para eleger um selo comemorativo.

O Concurso Literário de Contos da Universidade entra como parte da programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e faz alusão aos 50 anos da UEL, que também se comemora em outubro. O concurso é aberto a todos os interessados, maiores de 16 anos, e tem como objetivo incentivar a criação literária além de fomentar a memória da universidade.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até 4 de setembro. O regulamento completo pode encontrado no portal uel.br. Cada participante pode inscrever apenas um conto.

Os textos deverão ser inscritos sob pseudônimo, ou seja, com um nome fictício para o autor, e ter entre 3,5 mil e 10 mil caracteres (incluindo espaços). Não pode ultrapassar cinco laudas A4. Também precisam ser inéditos e em língua portuguesa.

Uma comissão formada por especialistas em Linguagem e Literatura vai eleger os melhores. Serão levados em conta a temática “50 anos da Universidade Estadual de Londrina” e os aspectos que definem o texto literário, como estrutura, linguagem, expressividade, originalidade, abordagem do tema, unidade.

Os resultados do Concurso serão divulgados nas redes sociais da UEL e da Biblioteca, até 7 de outubro de 2021.

Os 30 melhores contos serão publicados no livro “Concurso Literário de Contos da UEL 50 anos”, que será organizado em formato físico e virtual a ser publicado pela Universidade Estadual de Londrina. Os três melhores colocados terão destaque na obra. Além disso, receberão, respectivamente, dez, oito e cinco exemplares da publicação. Os demais classificados receberão um exemplar. Os selecionados serão informados por e-mail.

A UEL lançou também um concurso para a escolha do Selo Comemorativo de 50 Anos, que será utilizado entre 2021 e 2022. A atividade de produção é aberta a toda a comunidade interna e externa e vai selecionar o selo que será usado em todos os materiais institucionais da universidade, desde site, papéis timbrados, folders, cartazes e e-books.

As inscrições vão até 2 de agosto, por meio do endereço eletrônico comunica@uel.br. O assunto do e-mail enviado deve ser “Selo 50 Anos”. Os resultados serão divulgados no dia 12 de agosto, no site O Perobal, e a entrega dos prêmios e certificados ocorrerá em 7 de outubro. O vencedor, que pode ser uma equipe de até cinco pessoas ou um só integrante, vai receber um kit de papelaria da UEL, além de troféu e certificado.

A proposição de selo deve ser enviada em três versões: multicolorida, monocromática (em tons de cinza) e preto e branco. As ideias enviadas têm que ser 100% originais e inéditas.

Os critérios utilizados serão originalidade e autenticidade, comunicabilidade e harmonia estética. A autoria das propostas permanece anônima para os jurados.

Outros detalhes, no portal da UEL.

Por Livia de Oliveira

Comentários