SEGUNDA, 18/01/2021, 07:10

Vencimento do IPVA 2021 começa nesta segunda-feira

Data varia de acordo com a placa do veículo. Pagamento pode ser feito em até 5 parcelas mensais ou à vista, nesse caso com 3% de desconto.

O calendário de vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021 começa nesta segunda-feira e varia de acordo com a placa do veículo. A novidade este ano é que o pagamento pode ser feito em até cinco parcelas, com vencimentos em janeiro, fevereiro, março, abril e maio. Além disso, se o cidadão fizer o pagamento à vista, tem um desconto de desconto de 3% no valor total do imposto.

Assim como em 2020, os contribuintes não vão receber o boleto, nem qualquer outro tipo de correspondência, em casa. Para emitir a guia de pagamento, é só acessar o endereço www.fazenda.pr.gov.br/ipva. O proprietário de veículo precisa ter em mãos o número do Renavam, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos.

Com o número do Renavam também é possível pagar o imposto diretamente nos caixas ou canais de atendimento de sete bancos credenciados ao Detran paranaense: Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco, Sicredi, Banco Rendimento e Bancoop.

O pagamento do IPVA é obrigatório para a emissão do certificado de licenciamento de veículo pelo Departamento Estadual de Trânsito.

Para os veículos que têm os números 1 e 2 no final da placa o vencimento da cota única ou da primeira parcela é nesta segunda-feira, 18. Na terça, 19, é a vez dos que têm placa final 3 e 4 e na quarta, 20, para os que terminam em 5 e 6.

Na sequência, na quinta-feira, 21, os veículos com placa final 7 e 8 e na sexta, 22, os que terminam com 9 e 0. Quem optar pelo parcelamento do IPVA deve pagar as cotas seguintes nas mesmas datas pelos próximos quatro meses.

Por Marcos Garrido

Comentários