SEXTA, 30/11/2018, 10:32

Vereadores alteram o voto e rejeitam o projeto de Iniciativa Popular que pedia a revogação do aumento do IPTU

Em sessão tumultuada o projeto que recebeu 11 votos favoráveis, foi arquivado

Eram necessários 13 votos para revogar o aumento do IPTU, mas na segunda e última votação o Projeto de Iniciativa Popular (número 112 de 2018) foi rejeitado.

Em uma sessão tumultuada com manifestantes dos dois lados fazendo muito barulho nas galerias, foram registrados 11 votos favoráveis e oito contrários.

O projeto que recebeu mais de 30 mil assinaturas, depois de meses de mobilização popular, foi arquivado.

Dos oito votos contrários, dois foram de vereadores que mudaram o voto em relação à primeira discussão. Eles votaram a favor da revogação em primeiro turno e agora foram contra.

A discussão do projeto durou pouco mais de uma hora, depois do pedido de urgência do vereador Felipe Prochet (PSD). Houve consenso entre os manifestantes em não apresentar emenda e o projeto foi votado na forma original.

Para Prochet o resultado da votação, mostra que boa parte dos vereadores não está satisfeita com a forma do Executivo conduzir os trabalhos. Ele afirma que houve pressão para que o projeto não fosse aprovado.

O foco agora, segundo Prochet, será encima do projeto 113 do Executivo, que pede o congelamento da alíquota do imposto, hoje, de 0,6%. A intenção é apresentar uma emenda com índice menor, de 0,5%.

O secretário da Fazenda, João Carlos Peres, que acompanhou a votação, disse que a intenção é buscar o equilíbrio financeiro da Prefeitura.

 

Comentários