Vereadores de Rolândia são parados pela PM com mercadorias ilegais do Paraguai
José Luís Polvani e Vilmar Boy estavam em veículos abordados em Umuarama, com medicamento emagrecedores e produtos sem comprovação de entrada regular
Os vereadores José Luís Polvani (PL) e Vilmar Fonseca da Silva (PSD), conhecido como Vilmar Boy, foram parados com medicamentos emagrecedores e diversos produtos oriundos do Paraguai, mas sem comprovação de entrada no país. A abordagem aconteceu na PR-323, em Umuarama.
Polvani, vice-presidente da Câmara de Vereadores de Rolândia, dirigia um dos carros, acompanhado de outro homem. Com ele, os agentes encontraram 32 ampolas de tirzepatida, medicamento utilizado no tratamento para controle de peso. Também foram localizados uma bicicleta elétrica, dois patinetes, um triciclo elétrico, faqueiros, liquidificador, perfumes, bebidas, mala de viagem e outros produtos.
Em nota, o vereador afirmou que “grande parte do material apreendido pertencia a pessoa que estava com ele e do passageiro que viajava em outro veículo. Em relação aos produtos pertencentes ao vereador José Luiz Polvani, tratava-se de itens de uso pessoal, sendo eles três faqueiros, uma caixa de chocolate, três garrafas de bebidas, seis perfumes e um desodorante antitranspirante, cujo valor não ultrapassa a cota de US$ 500 prevista para compras no exterior”.
No outro veículo estava Vilmar Boy, que também estava acompanhado de um homem. Conforme a ocorrência, foram encontradas duas ampolas de medicamentos utilizados para controle de peso que não possuem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Uma terceira ampola, indicada para terapia de reposição de testosterona, também foi localizada. O carro ainda transportava quatro bicicletas elétricas e um triciclo elétrico.
Vilmar Boy reconheceu que passou da cota, mas criticou quem o acusa em relação a isso.
A ocorrência de Rolândia aconteceu poucas semanas depois de outro caso envolvendo integrantes de uma Câmara Municipal do Paraná. No início de agosto, duas vereadoras de Contenda foram abordadas pela Polícia Rodoviária Federal durante uma viagem pela BR-277, em Irati. No veículo oficial do Legislativo foram encontradas quatro ampolas de medicamento para emagrecimento trazidas do Paraguai sem documentação que comprovasse a importação regular. As duas foram liberadas após o caso ser comunicado à Polícia Federal e à Receita Federal.
Os dois vereadores de Rolândia foram liberados após a abordagem, assim como os outros dois homens que estavam nos veículos. As mercadorias ficaram apreendidas e devem passar pelos procedimentos da Receita Federal.