QUARTA, 26/09/2018, 09:28

A Polícia Federal deflagrou a 55ª fase da Operação Lava Jato – Operação Integração II. 

A investigação policial tem como foco a apuração de casos de corrupção ligados aos procedimentos de concessão de rodovias federais no estado do Paraná que fazem parte do chamado Anel da Integração.

Policiais federais, auditores da Receita Federal e membros do Ministério Público Federal participam da ação realizada nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Em Londrina, são três mandados de busca e apreensão: na sede Triunfo Econorte, no jardim Alpes e em dois apartamentos, sendo um deles do primo do ex-governador Beto Richa, Luiz Abi Antoun. Os policiais chegaram a ir até a residência dele, para cumprir também o mandado de prisão, mas ele está fora do país, no Líbano. 

Ao todo, estão sendo cumpridos 73 mandados de busca e apreensão, 3 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de prisão temporária.

Segundo a Polícia Federal, foram identificados três núcleos. O político, composto por altas autoridades do governo do Paraná que agiam praticando atos de ofício em benefício das concessionárias e realizando influência política junto aos órgãos do setor. O núcleo
técnico,  composto por agentes públicos com estreita ligação com as empresas contratadas. 

Eram feitos, de acordo com a PF, aditivos contratuais fraudulentos, na formulação de planilhas para criar um suposto desequilíbrio econômico-financeiro em favor das concessionárias, assim como fiscalizavam as obras para poder obter ainda o pagamento de propina. 

Outro núcleo é o empresarial, que de acordo com a PF, era composto por funcionários, diretores e presidentes das concessionárias que se organizavam para ratear o pagamento de propina, propor aditivos, cobrar do governo ajustes, o andamento ágil dos pareceres técnicos e a contratação de serviços fictícios com empresas – algumas indicadas pelo próprio governo.

Por Pauta CBN

Comentários