TERCA, 02/12/2025, 12:28

Ação conjunta da Polícia Federal e da Receita Federal cumpre mandados de busca em Apucarana

Operação Head Cap investiga esquema de descaminho, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro envolvendo empresas da região

Uma ação conjunta entre Polícia Federal (PF) e Receita Federal resultou na operação Head Cap nessa terça-feira (2). Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em duas empresas e também na residência de uma empresária, em Apucarana. Foram apreendidos celulares, computadores e cartões de créditos.

A investigação apura possíveis crimes de descaminho, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro envolvendo um grupo de empresas que teria utilizado serviços de importação de uma companhia sediada em Itajaí - SC.

De acordo com o Delegado da PF, Marcello Diniz Cordeiro, as empresas investigadas estariam usando a importadora catarinense como fachada, declarando que os produtos eram destinados a ela, embora nunca tenham passado pelos estoques da empresa de Itajaí.

Segundo o Delegado da Receita Federal de Londrina, Reginaldo Cezar Cardoso, durante as investigações foi possível identificar que a mercadoria ( matéria-prima para fabricação de bonés e produtos semelhantes), com origem da China, assim que chegava ao Brasil seguia direto para o Paraguai e na sequência era entregue em Apucarana.

Ainda não é possível determinar a motivação do crime, mas, de acordo com o Delegado da Receita Federal, algumas hipóteses já estão sendo levantadas como causa provável.

A ação acontece desde 2021, e a Receita Federal já havia analisado 13 Declarações de Importação, resultando na aplicação de uma multa no valor de  R$ 2.150.809,77. A investigação aponta que o método pode ter sido empregado para viabilizar manobras como sonegação fiscal, blindagem patrimonial ilícita e lavagem de capitais.

Por Paulo Andrade

Comentários