Acil e Sociedade Rural veem com preocupação queda da representatividade de Londrina em Brasília
Se por um lado o londrinense Filipe Barros foi eleito ao Senado, do outro a cidade terá apenas o ex-prefeito Marcelo Belinati como deputado federal a partir de 2027
As principais entidades da sociedade civil organizada de Londrina dizem ver com preocupação o resultado das eleições desse domingo (4) no que diz respeito à representatividade da cidade em Brasília (DF). O município elegeu apenas o ex-prefeito Marcelo Belinati (PP) como deputado federal. Os quatro deputados que, atualmente, representam o município na Câmara Federal, Luísa Canziani (União Brasil), Diego Garcia (União Brasil), Marco Brasil (PSD) e Luiz Carlos Hauly (Solidariedade), não conseguiram se reeleger. Hauly, inclusive, nem candidato foi.
Em entrevista à CBN nesta segunda-feira (5), o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), Gerson Guariente, lembrou que Belinati, apesar de ser um político bastante experiente, pode enfrentar dificuldades por ser a "única voz" de uma cidade com quase 600 mil habitantes.
Guariente lembrou que, assim como em eleições anteriores, muitos londrinenses preferiram votar em candidatos que não são da cidade. Na avaliação dele, a escolha se torna complicada a partir do momento em que o candidato eleito, enquanto deputado, precisa escolher por qual município ou região do estado ele vai lutar para a obtenção de recursos por meio da apresentação de emendas, por exemplo.
Na Assembleia Legislativa, o número de representantes de Londrina se manteve, apesar de total renovação. Tercílio Turini (MDB), Jairo Tamura (PL) e Cloara Pinheiro (PSD) não se reelegeram. No lugar deles, entram, a partir de 2027, os vereadores Deivid Wisley (Novo) e Jessicão (PL) e o ex-secretário de Saúde, Felippe Machado (PP). Mesmo com perfis bastante específicos, Guariente disse acreditar que os deputados eleitos terão condições de representar a cidade e, principalmente, provocar embates levando em conta o interesse da população.
Ele também destacou a importância de o londrinense Filipe Barros (PL) ter sido eleito para o Senado. Guariente lembrou que o então deputado fez carreira na cidade e disse esperar que ele ajude a intermediar os interesses de Londrina junto ao Governo Federal, mesmo sabendo que a atribuição do senador eleito é bem diferente da de um deputado.
O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Ilson Romanelli, também afirmou estar preocupado com a pouca representatividade da cidade na Câmara Federal. Por outro lado, ele ressaltou a importância da eleição do senador Sergio Moro como governador, destacando que os interesses dessa próxima administração estão alinhados ao do setor produtivo do estado.