SEGUNDA, 14/03/2022, 07:05

Ações preventivas podem ajudar a evitar furtos em áreas comerciais

Segundo comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, crimes acontecem principalmente no período da noite, nestes locais. Uso de sistemas de vigilância e monitoramento contribuem para reforçar segurança

Um balanço recente divulgado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública apontou para um crescimento no número de furtos no ano passado, no Paraná. Segundo os dados, houve um aumento de 11,67% deste tipo de ocorrência, quando comparado a 2020. Este percentual representa um acréscimo de aproximadamente 16,2 mil registros.

Em todo o estado, apenas as Áreas Integradas de Guarapuava e Jacarezinho apresentaram queda no indicador. A região de Londrina, segundo os números da pasta, teve uma elevação de 1,35%. Na última semana, sete salas em um prédio comercial, no centro da cidade, foram invadidas. No ano passado, outro edifício também foi alvo de ações.

O Tenente-coronel Nelson Villa, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, diz que a partir das demandas apresentadas pela população e analisando o atual cenário do município, a corporação pode buscar garantir a presença de equipes em áreas da cidade.

Ele explica que a maior parte dos furtos em residências são cometidos durante o dia, quando as pessoas estão geralmente no trabalho. Já em ambientes comerciais, o foco dos crimes é concentrado no período da noite. Entre as recomendações, está a instalação de equipamentos de segurança que façam o monitoramento dos espaços.

O comandante do 5º BPM diz ainda que o problema não está somente ligado à questão da segurança, mas que também é reflexo de outras demandas sociais. Ele avalia que é preciso pensar, em conjunto, estratégias, na busca por resultados mais positivos.

Comentários