TERCA, 15/08/2017, 19:08

Agentes da Guarda Municipal fazem visita técnica a instituições paulistas

Além da troca de experiências com os colegas, grupo conheceu um sistema de vigilância que cria cercas virtuais e dispara um alarme em caso de invasão a qualquer prédio público.

Na visita às Guardas Municipais de Jundiaí, Santos e Praia Grande, os agentes de Londrina puderam observar o funcionamento do software Digifort: um sistema de vídeomonitoramento inteligente utilizado pelas instituições das três cidades. Para o inspetor Pimenta, do Grupamento de Comunicação e Monitoramento da Guarda Municipal de Londrina, as visitas foram importantes para entender como a tecnologia usada nas instituições paulistas tem sido eficiente na prevenção de crimes e na conservação do patrimônio público.

Em uma das visitas, o grupo conheceu o Centro Integrado de Controle e Operações Especiais de Praia Grande, que é responsável pelo controle e monitoramento de 1.800 câmeras espalhadas pela cidade. Todas as escolas e outros prédios públicos da cidade têm o monitoramento feito 24 horas pela guarda municipal. A Guarda já tem a base do software, doada recentemente pela empresa que desenvolve o sistema. O inspetor Pimenta explica que a instalação do programa está em andamento. O sistema é capaz de criar barreiras virtuais, que disparam um alarme caso seja rompida. As cercas virtuais são criadas através das câmeras instaladas nos prédios públicos.

Segundo o inspetor Pimenta, atualmente, o Grupamento de Comunicação e Monitoramento da Guarda Municipal de Londrina tem 180 câmeras em funcionamento, entre câmeras de rua que giram 360º, e as instaladas em postos de saúde, escolas e outros prédios públicos. O inspetor explica que quando o novo sistema estiver instalado, a capacidade de monitoramento vai aumentar em mais 400 câmeras. A central da Guarda Municipal funciona nos telefones 153, e no 199, da Defesa Civil. O serviço funciona todos os dias durante 24h.

Comentários