QUARTA, 03/08/2022, 19:03

Agosto de chuvas abaixo da média histórica em Londrina e região

Com massa de ar quente e seco bloqueando a entrada das frentes frias, temperaturas devem seguir altas durante todo o mês, com pequeno “refresco” apenas na próxima semana.

Um agosto que promete ser de seca e de muito calor, com temperaturas acima da média e quase nada de chuva. E os primeiros dias do mês já mostram o que vem por aí. Nesta quarta-feira, por exemplo, Londrina registrou máxima na faixa dos 30 graus. O meteorologista Samuel Braun, do Simepar, diz que agosto deve ter seus dias de temperaturas mais agradáveis. Mas, no geral, ele afirma que o mês deve ser bem parecido a julho aqui no Norte do estado, com a estiagem predominando e temperaturas acima da média histórica.

Resultado, segundo o meteorologista, da massa de ar quente e seco que bloqueia o avanço das frentes frias, e da chuva, aqui pelo estado.

Samuel Braun afirma ainda que até sexta-feira as temperaturas seguem altas aqui na região. No sábado, a nebulosidade aumenta, as temperaturas caem um pouco, mas não deve chover.

O que, segundo o meteorologista, só deve ocorrer de forma mais significativa a partir da próxima semana.

A última frente fria que avançou pelo estado, há mais ou menos uma semana, por exemplo, trouxe chuva para boa parte do Paraná, mas aqui na região foi só chuvisco.

Samuel Braun diz ainda que o mês de julho, cuja média de chuvas é de 70 mm, foi o segundo mais seco da história aqui na região, com apenas 1,4 mm registrado na estação meteorológica do IDR. E já são quase 40 dias sem chuvas significativas aqui no Norte do estado.

Samuel Braun afirma também que é bem provável que a frente fria da próxima semana traga um pouco de chuva, mas pode ser a única até o fim do mês.

Comentários