Começa Campanha de Atualização de Rebanhos no Paraná
Até o dia 30 de junho, todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie precisam cumprir a exigência
Começou nesta quarta-feira (1º), a Campanha de Atualização dos Rebanhos do Paraná de 2024. O prazo vai até 30 de junho. A atualização é obrigatória para todos os produtores rurais com animais de produção de qualquer espécie sob sua guarda. Quem não cumprir a exigência fica impedido de obter a GTA - Guia de Trânsito Animal, documento que permite a movimentação de animais entre propriedades e para abate nos frigoríficos.
De acordo com a SEAB - Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, a guia só será emitida após a atualização de todas as espécies animais existentes na propriedade que podem ser bovinos, equinos, suínos, ovinos, caprinos, aves, peixes, colmeias de abelhas, bicho da seda, entre outros.
Os produtores podem fazer a atualização pelo aplicativo Paraná Agro, pelo site da Adapar ou presencialmente em uma das Unidades Locais da Adapar, Sindicatos Rurais ou Escritório de Atendimento de seu município.
Assim que acabar o prazo, o produtor que não atualizar o rebanho estará sujeito a penalidades previstas na legislação, inclusive multas.
Em maio de 2021, o Paraná foi reconhecido internacionalmente como Área Livre de Febre Aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal. De acordo com o gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves Dias, o status de área livre sem vacinação exige vigilância permanente, por isso a necessidade de atualizar o rebanho uma vez por ano.
De acordo com a Gerência de Saúde Animal, no Paraná existem 155 mil propriedades e 192 mil explorações pecuárias com cerca de 8,6 milhões de bovinos, 7 milhões de suínos, 20 mil aviários, além de outros animais. O site da Adapar é www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho.