Procon lança cartilha para orientar consumidor sobre venda de veículos usados
Em 2024, o órgão recebeu quase 400 reclamações de consumidores que tiveram problemas com esse tipo de compra
O Procon-PR lançou mais uma cartilha de orientação ao consumidor. Desta vez, as orientações para a compra de veículos usados. Ela foi elaborada por conta do crescimento acima do esperado deste mercado. Segundo a Federação dos Revendedores de Veículos Usados, foram registradas mais de 15,7 milhões de vendas no Brasil em 2024, um crescimento de 9,2% em relação ao ano anterior.
No ano passado, o Procon-PR recebeu mais de 370 registros de consumidores que compraram veículos e tiveram problemas, e algumas situações têm preocupado bastante os órgãos de defesa do consumidor: a venda de veículos, normalmente financiados, em péssimas condições de funcionamento e o atendimento precário dos vendedores. Outra orientação é cuidar para as chamadas “vistorias cautelares”. Esse procedimento pode ser interessante, mas o vendedor deve esclarecer o consumidor sobre quais aspectos do veículo foram periciados/vistoriados, pois normalmente a perícia abrange somente motor e caixa de câmbio.
E mesmo que o veículo tenha sido periciado, antes de comprar, é prudente consultar seu mecânico de confiança. O alerta é da Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR.
Além da elaboração da cartilha, o Procon estadual e os Procons municipais do Paraná notificarão os bancos que financiam os veículos. O objetivo é recomendar que haja critérios mais rigorosos na escolha dos parceiros comerciais para que o consumidor não seja prejudicado. Além disso, o carro serve como garantia na concessão do financiamento, portanto, as instituições financeiras têm que exigir das revendas produtos de qualidade. Reclamações podem ser feitas pelos canais online de atendimento do Procon-PR. Em Londrina, o contato é o 151, ou então o (43) 3372-4824.