SEGUNDA, 13/01/2020, 06:45

Ainda sem larvicida e fumacê, Secretaria de Saúde inicia mutirão de limpeza contra a dengue em Londrina

Equipes estarão nas ruas orientando a população a acabar com possíveis focos do Aedes aegypti. Cidade tem 42 casos suspeitos e pode enfrentar nova epidemia da doença este ano.

A Secretaria Municipal de Saúde vai precisar improvisar para combater a dengue em Londrina neste início do ano. Ainda sem larvicida e inseticida para a aplicação do chamado fumacê, as equipes de Endemias preparam um grande mutirão de limpeza nos bairros em que há a maior proliferação do mosquito Aedes aegypti. No patrimônio Heimtal, na zona norte, por exemplo, mais de vinte pessoas pegaram dengue nas últimas semanas. A doença também tem tirado o sossego de moradores de muitos bairros da região leste.

Segundo a secretaria, as equipes vão fazer a limpeza de terrenos baldios e orientar a população a manter os quintais das casas livre dos recipientes com água parada. A diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, explica como os trabalhos vão funcionar e lista quais bairros vão ser visitados nesta semana.

No ano passado, a cidade registrou mais de 3.300 casos de dengue e oito mortes. Neste ano, já são 42 casos suspeitos. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, destaca que a dificuldade enfrentada para prevenir a doença neste início de ano pode fazer com que o cenário de 2020 seja ainda pior na comparação com a epidemia do ano passado.

Por Guilherme Batista

Comentários