TERCA, 05/01/2021, 15:05

Ano termina com menor percentual de inclusões no cadastro de inadimplentes

Queda de 22% de negativados em dezembro é reflexo direto da diminuição das vendas em 2020

A Pesquisa SPC Acil aponta que o número de consumidores que tiveram seu nome negativado é o menor desde série histórica, ou seja, situação inédita nos últimos 5 anos.  Os dados do mês de dezembro mostram que houve uma redução de 22% no número de pessoas inadimplentes em relação ao mesmo mês do ano passado. Já o ano de 2020 terminou com 36% menos consumidores incluídos no cadastro de restrição de crédito.

Para o consultor econômico da Associação Comercial e Industrial de Londrina, Marcos Rambalducci, a queda na inadimplência no comércio é reflexo de dois fatores: diminuição nas vendas e também da baixa capacidade do consumidor de contrair dívidas, ou seja, por cautela ou queda na renda, muitas pessoas deixaram de parcelar e consequentemente estão menos endividadas.

Segundo o economista, por outro lado, a pesquisa mostra que a crise financeira provocada pelo contexto da pandemia impediu que o consumidor limpasse seu nome na mesma proporção que em anos anteriores. No mês de dezembro, foram 32% menos clientes que conseguiram quitar dívidas atrasadas e no total do ano foram 31% menos consumidores que conseguiram sair do cadastro de restrição de crédito.

Por Guilherme Marconi

Comentários