QUARTA, 16/12/2020, 19:32

Apenas 14 dos 141 servidores da saúde nomeados pelo Governo do Estado atuarão em cidades da região norte, quatro deles em Londrina

Levantamento feito pela CBN mostra que mais da metade dos funcionários vão trabalhar em Curitiba. Governo garante que decisão foi tomada levando em conta as necessidades de cada município.

Um levantamento feito pela CBN nesta quarta-feira (16) mostra que apenas 14 dos 141 profissionais da saúde nomeados como servidores estaduais pelo governo esta semana vão trabalhar em cidades da região norte do Paraná. O número equivale a apenas 10% do total de funcionários contratados.

Para Londrina, vão ser destinados apenas quatro profissionais: dois clínicos gerais, um técnico de enfermagem e um técnico de segurança do trabalho. Em Apucarana, também serão quatro servidores a mais: um técnico em laboratório, um técnico administrativo, um biólogo e um médico veterinário. A cidade de Jacarezinho, no Norte Pioneiro, por sua vez, receberá três novos servidores: um enfermeiro, um farmacêutico e um veterinário. Cornélio Procópio contará com dois novos profissionais (um técnico administrativo e um clínico geral); e Telêmaco Borba com um técnico administrativo. Todos os profissionais nomeados tiveram os nomes publicados no Diário Oficial do Estado na última segunda-feira (14).

Ainda conforme o levantamento feito pela reportagem, mais da metade deles vão trabalhar em Curitiba, que, atualmente, passa por um cenário de descontrole em relação à pandemia de coronavírus. Atualmente, a capital do estado conta com mais de 13 mil casos ativos da doença.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a destinação dos novos servidores levou em conta as necessidades de cada município. Ainda conforme a autarquia, o efetivo vai ser utilizado para repor cargos de servidores que foram dispensados ou se aposentaram, e também para reforçar o atendimento em alguns setores. Nos próximos dias, os aprovados vão ser informados sobre o local para apresentação de documentos e posse. Com o processo encerrado, a secretaria dará andamento à etapa de dimensionamento e análise de cargos para iniciar o planejamento de um novo concurso público.

A CBN tentou repercutir a nomeação de novos servidores com a 17ª Regional de Saúde, mas a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde informou que ninguém iria se manifestar. À Agência Estadual de Notícias, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, ressaltou a importância do reforço no pessoal para a realização de mais ações de combate à pandemia de coronavírus.

Já o diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde, Nestor Werner Junior, lembrou que também estão mantidas as horas extras praticadas pelos profissionais da saúde junto aos Hospitais Universitários no período da pandemia da Covid-19, incluindo o de Londrina. A informação, inclusive, já tinha sido confirmada pela direção do HU à CBN na terça-feira.

Nestor disse que o trâmite do pagamento será oficializado nos próximos dias, seguindo os processos de legalidade requeridos pelos órgãos de controle do Estado.

Por Guilherme Batista

Comentários