QUARTA, 08/04/2020, 19:10

Apesar da pandemia de COVID-19, tem empresa aproveitando o momento para se reinventar e faturar até mais que antes da crise

Mas, gerente da Federação das Indústrias explica que quem encontrou um novo nicho de mercado deve ficar atento a alguns aspectos importantes, como a qualidade do produto e os custos envolvidos na operação.

É nos momentos de crise que surgem as grandes oportunidades de desenvolvimento. O lema já era bastante usado por economistas e consultores e mais que nunca vem sendo a regra de muitos empresários de diversos segmentos durante a crise gerada pela pandemia de COVID-19.

O gerente de Assuntos Estratégicos da Federação das Indústrias do Paraná, João Arthur Mohr, diz que diversos setores produtivos já enxergaram esta oportunidade e estão dando a volta por cima e se reinventando, como a indústria do vestuário, grande empregadora de mão de obra aqui na região e que passou a fabricar produtos que andavam em falta no mercado, como as máscaras de proteção para profissionais da saúde.

O gerente da Fiep cita ainda outro setor que também vem conseguindo se reinventar e inclusive está contratando em meio à crise generalizada, em função do aumento das vendas à distância, as empresas de call center, uma delas aqui de Londrina e que anunciou a abertura de mais de 100 vagas. Outro exemplo, explica João Arthur Mohr, é o de uma indústria de tintas spray, que começou a fabricar álcool 70% em aerossol para higienização de diferentes materiais e estruturas e vem conseguindo excelentes resultados.

O gerente da Fiep explica que para quem encontrou um novo nicho de mercado é preciso ficar atento a alguns aspectos importantes. No caso de itens relacionados à área da saúde, por exemplo, ele cita a qualidade do produto e as normas técnicas, além dos custos envolvidos na operação.

João Arthur Mohr diz que ainda há espaço para quem quer buscar novos mercados e afirma que outra lição que fica desta crise é a extrema dependência de alguns setores da economia mundial com a produção concentrada em apenas alguns países, ou em apenas um, como no caso das máscaras de proteção fabricadas pela China.

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