TERCA, 06/04/2021, 14:20

Após duas semanas, Hospital do Câncer de Londrina volta a agendar cirurgias eletivas

Os procedimentos estavam suspensos para evitar surto de Covid-19 na unidade

Nesta semana o Hospital do Câncer de Londrina retomou os procedimentos cirúrgicos após duas semanas de suspensão. Já os atendimentos ambulatoriais só deverão voltar a ser realizados na segunda-feira que vem.

A interrupção foi uma medida tomada no dia 23 de março para evitar um surto de Covid-19 na instituição. Isso porque no pico da pandemia, o Hospital do Câncer chegou a 38 casos, sendo 18 confirmações e 20 suspeitas. Já nesta terça-feira na unidade hospitalar há oito pacientes que testaram positivo e três casos suspeitos, mantidos em isolamento.

Segundo o administrador geral do HCL, Edmilson Garcia, em razão da escassez de medicamentos e do risco da Covid-19 a medida foi adotada por precaução, mas o hospital tem avaliado dia a dia a realidade de momento com projeções mais a curto prazo.

Vale lembrar, que a interrupção não afetou os atendimentos de pacientes que fazem quimioterapia, radioterapia, hematologia e pediatria. Garcia explicou que os pacientes e parentes foram orientados por contato telefônico pela equipe do hospital a não deixar o tratamento neste período.

O gestor do Hospital do Câncer informou ainda que foi feita uma aquisição de medicamentos e que há estoques suficientes para a próxima quinzena.

Por Guilherme Marconi

Comentários