SEGUNDA, 12/10/2020, 06:30

Após inquérito do MPF, Ibama define mudança de endereço em Londrina

Sede atual não respeita as questões de acessibilidade. Apesar de considerada urgente, transferência para novo local ainda não foi definida.

A sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente em Londrina deve mudar de endereço em breve. Pelo menos é o que garante o órgão ambiental em nota enviada à imprensa nos últimos dias. A transferência vai de uma sala do quinto andar de um prédio da rua Maranhão, no centro, para um imóvel localizado na rua Dom João VI, no jardim Guararapes, na zona leste da cidade. A assessoria informa que já enviou toda a documentação necessária para mudança à Superintendência do Patrimônio da União, do Ministério do Planejamento. O material está sendo analisado, e ainda não há previsão de quando uma resposta deve ser encaminhada de volta. Tanto a estrutura atual como a nova pertencem ao Governo Federal.

A mudança, entretanto, só foi requerida depois da abertura da um inquérito civil aberto pelo Ministério Público Federal, em Londrina, que alega que a atual sede não respeita as normas de acessibilidade. A investigação, inclusive, chegou a sugerir que o órgão fechasse as portas na cidade, já que as equipes não estariam dando conta de atender toda a demanda da região, formada por 160 cidades do norte, do noroeste e até o centro-oeste do Paraná.

A nova sede, segundo o Ibama, tem acesso por rampas e vagas de estacionamento. Antes da reforma, o prédio, avaliado em 816 mil reais, deve passar por uma série de reformas.

Outro apontamento feito pelo MPF envolve a falta de funcionários na sede regional. Menos de dez servidores trabalham no local. Apesar do déficit flagrante, não há previsão de novas contratações.

Por Guilherme Batista

Comentários