Após liberação da linha férrea em Rolândia, Rumo começa a retirar locomotiva atingida em colisão com caminhão
Tráfego de veículos segue bloqueado no cruzamento e prefeitura deverá fazer nova avaliação de risco no imóvel atingido pelo trem
A concessionária RUMO, que opera a linha férrea no norte do Estado, entrou no terceiro dia de trabalhos para retirada da locomotiva e recuperação da linha férrea após a colisão de grande impacto com uma carreta no último domingo em Rolândia.
Os trilhos foram reconstruídos e linha ferroviária foi liberada no início da noite de segunda-feira, 32 horas após a colisão, mas a manobra para içar a locomotiva atingida , que pesa cerca de 200 toneladas, ainda não foi concluída.
Após cruzar o sinal vermelho e atravessar a preferencial em uma passagem em nível, um caminhão atingiu a frente do trem que descarrilhou e ao menos três vagões carregados de soja tombaram.
O maquinista acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível evitar o impacto devido ao peso e tamanho da composição.
Mesmo sem feridos, acidente do último domingo causou grande prejuízo. A locomotiva e invadiu uma casa.
O secretário de infraestrutura de Rolândia, Lucinei Masson, informou que a prefeitura deve fazer uma nova avaliação dos danos à residência, após a retirada da locomotiva. Ele informa que a família está abrigada na casa de parentes.
A área segue isolada para a retirada da parte do trem atingida e o tráfego de veículos está bloqueado no cruzamento da linha férrea onde ocorreu o acidente.
Lucinei Masson informou que a prefeitura tem cobrado outras formas de sinalização como uso de cancelas, mas segundo ele, o DNIT optou por colocação de semáforos, que não foi respeitado pelo caminhoneiro que provocou o acidente de domingo.
A Rumo Logística informa que a colisão em Rolândia foi provocada por imprudência do motorista do caminhão e aponta que tem se empenhado na conscientização e prevenção de acidentes, com campanhas em vários municípios do Paraná. A empresa não divulgou o prejuízo causado pelo acidente.