Mesmo com o acesso para a Série B, Tubarão cai três posições no ranking da CBF
Clube alviceleste que antes era o 45º, agora ocupa a 48ª posição
2025 foi um ano positivo para o LEC dentro e fora de campo. A equipe alviceleste conseguiu chegar às semifinais do Campeonato Paranaense e, consequentemente, garantiu uma vaga na Copa do Brasil 2026.
Na Série C, o time comandado por Claudinei Oliveira e Roger Silva, subiu para a Série B do Campeonato Brasileiro depois de uma campanha sólida e convincente. Junto a tudo isso, a torcida pode retornar ao Estádio Vitorino Gonçalves Dias, o VGD, depois de nove anos. A velha nova casa fez com que o londrinense voltasse às arquibancadas para apoiar o time em campo.
Apesar de tudo isso, o time não conseguiu subir no ranking nacional de clubes da CBF ( Confederação Brasileira de Futebol). No final do ano passado, o Tubarão era o 45º no ranking. Com a nova atualização, a equipe alviceleste perde três posições e fica em 48º lugar. Comparando entre os times paranaenses, o LEC aparece entre os quatro times mais bem classificados no estado, ficando atrás de:
- Athletico Paranaense, 8º colocado;
- Coritiba, 24º colocado;
- Operário-PR, 30º colocado.
Entre os times que aparecem no ranking, o Tubarão fica a frente de Maringá (56º), Cascavel ( 72º), Cianorte (90º), Azuriz (111º), Paraná (153º), São Joseense (189º) e Rio Branco (228º).
O sistema de pontuação do ranking é calculado com base nos resultados obtidos nas competições disputadas ao longo dos últimos cinco anos. No entanto, esses resultados não têm o mesmo peso, ou seja, o desempenho em 2025 recebe maior relevância, com os pontos multiplicados por cinco, enquanto os resultados dos anos mais antigos (2024, 2023, 2022 e 2021) são considerados no cálculo com peso um, garantindo uma valorização progressiva das competições mais recentes.
Analisando os últimos anos do LEC, em 2021 a equipe foi campeã do Paranaense e ficou em 16º na Série B. Em 2022, caiu nas quartas de final para o Athletico no Paranaense, foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil para o Ceilândia-DF e fechou a Série B na 9ª colocação. Já em 2023, o time ficou em 10º no Paranaense ( apenas duas vitórias em 11 partidas disputadas) e não se classificou para os mata-matas, e na Série B, o time foi rebaixado para a Série C. No ano passado, já no comando da Squadra Sports, o time caiu nas quartas para o Furacão e chegou a se classificar no quadrangular final da Série C, mas não garantiu o acesso.
Vale lembrar que o ranking da CBF é adotado como critério para a definição de vagas em competições nacionais, como a Copa do Nordeste e a Série D do Campeonato Brasileiro. Além disso, ele é utilizado para diferenciar os valores das cotas de participação em determinados torneios, a exemplo da própria Copa do Nordeste e das fases iniciais da Copa do Brasil, no caso do LEC em 2026. O posicionamento no ranking também influencia a definição de possíveis adversários, a partir da distribuição dos clubes em potes durante os sorteios.