SEGUNDA, 29/12/2025, 17:13

Parceria garante atendimento gratuito de contadores a MEIs em Londrina

Acordo entre prefeitura e SESCAP amplia suporte técnico e fortalece a Sala do Empreendedor a partir de janeiro

A Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Londrina e Região (SESCAP), assinaram um termo de cooperação técnica que vai beneficiar diretamente os microempreendedores individuais da cidade.

Com a parceria, os MEIs passam a contar com atendimento especializado, gratuito e presencial de contadores associados ao SESCAP, diretamente na Sala do Empreendedor. A orientação será oferecida pelo menos uma vez por semana e vai abranger demandas como regularização fiscal, organização financeira, planejamento tributário e casos de desenquadramento por excesso de faturamento.

Antes, quando surgiam essas situações, o empreendedor precisava buscar ajuda fora da estrutura pública. Agora, o suporte inicial passa a ser oferecido no próprio espaço da prefeitura, garantindo mais agilidade, segurança e qualidade no atendimento.
Para o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Cesar Makiolke, a iniciativa representa um avanço na qualidade do serviço público. Segundo ele, a atuação dos profissionais da contabilidade vai contribuir para a prevenção de problemas fiscais, dar mais segurança aos MEIs e fortalecer os pequenos negócios, com impacto direto na economia de Londrina.

A medida chega em um momento estratégico, às vésperas do início de 2026. Tradicionalmente, o mês de janeiro registra um grande aumento na procura por orientações sobre o desenquadramento do MEI, período em que muitos empreendedores enfrentam dúvidas e riscos de irregularidades fiscais.

O alinhamento da parceria deve ocorrer na primeira semana útil de janeiro e, a partir do dia 13, todas as terças-feiras pela manhã, um contador do SESCAP estará disponível para atendimento na Sala do Empreendedor.
A parceria também reforça o papel da Sala do Empreendedor como referência no apoio ao pequeno negócio. O espaço funciona na sede da Secretaria Municipal do Trabalho, na rua Pernambuco, 162, das 8h às 17h.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários