TERCA, 31/07/2018, 19:09

Após reunião, UEL demonstra confiança para contratações de mais servidores ainda este ano

Pedido é antigo, mas só deve ser atendido pelo governo se universidade apresentar plano para contenção de despesas com pessoal. Atualmente, pelo menos 200 professores temporários ocupam o lugar de profissionais que já passaram em concurso, mas aguardam há anos pela nomeação.

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sinalizou para atender um pedido antigo feito pela Universidade Estadual de Londrina para contratação de mais professores e técnicos administrativos. A resposta foi dada em reunião realizada em Curitiba neste mês entre representantes da secretaria e pró-reitores da UEL, entre eles o de Recursos Humanos, Itamar Nascimento. Em entrevista à CBN, o representante se mostrou confiante pra nomeação de docentes que, segundo ele, já foram aprovados em concurso público há quase cinco anos, mas ainda esperam pela convocação.

O pró-reitor acredita que pelo menos parte das nomeações deve sair ainda este ano.

Nascimento garantiu ainda que a UEL tem como atender a condição imposta pelo governo, que só vai nomear novos servidores se a universidade se comprometer a apresentar um plano de contenção de despesas com o departamento pessoal.

O déficit de pessoal, segundo levantamento da UEL, ultrapassa os 700 servidores. Em relação aos técnicos administrativos, são mais de dez editais abertos e concluídos nos últimos anos para o preenchimento de vagas, mas que ainda continuam em aberto. A universidade também precisa manter contratos emergenciais com cerca de 200 professores temporários, que precisam ser contratados para o lugar de docentes já aprovados em concurso, mas que ainda estão no aguardo da nomeação.

Por Guilherme Batista

Comentários