QUINTA, 08/10/2020, 20:02

Após um começo de ano de incertezas, construção civil vive bom momento e aposta na retomada da economia

No Paraná, setor apresentou saldo positivo na criação de empregos pelo terceiro mês consecutivo. Foram pouco mais de 17 mil novos postos em agosto, quase o dobro de julho.

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o CAGED, divulgados no fim de setembro, mostram que todas as regiões do Brasil tiveram geração de postos com carteira assinada em agosto. Foram quase 250 mil novas vagas no mês em todos os setores. E a construção civil, um dos termômetros da economia, foi responsável por boa parcela desses postos de trabalho, com mais de 50 mil empregos gerados no mês.

Segundo o CAGED, o Paraná apresentou, pelo terceiro mês consecutivo, um saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada. Foram pouco mais de 17 mil novos postos de trabalho em agosto, quase o dobro de julho.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Norte do Paraná, Sandro Nóbrega, acredita que uma retomada mais consistente do setor só deve ocorrer a partir de 2021, mas fala em reação após uma paralisia, que segundo ele, já vinha desde antes da pandemia.

O presidente do Sinduscon Norte Paraná explica que um segmento da construção civil, em particular, vem registrando números mais positivos, o de empreendimentos residenciais.

O diretor de Recursos Humanos da A.Yoshii Engenharia, Aparecido Siqueira, diz que o setor, que viveu um período de incertezas no início da pandemia, vive agora um bom momento, com novos empreendimentos residenciais e a abertura de vagas.

Com lançamentos em Londrina, Maringá e Curitiba, a construtora está apostando na recuperação da economia e contratou, só nos últimos três meses, quase 600 funcionários. Além disso ele afirma que a empresa também optou por recontratar colaboradores demitidos no início da pandemia.

Aparecido Siqueira explica ainda que a construtora tem atualmente em Londrina sete obras em andamento, além de outros dois empreendimentos que devem ser lançados nos próximos meses.

Comentários