Após visita à Santa Casa, prefeitos da Amepar cobram auditoria e criação de comissão fiscalizadora
Representantes aceitaram convite dos diretores do hospital, que foi alvo de intervenção judicial no mês passado em razão de irregularidades apontadas pelo Ministério Público
Uma comitiva de prefeitos da Amepar (Associação dos Municípios do Médio Paranapanema) visitou as instalações dos hospitais Santa Casa e Infantil na manhã desta sexta-feira (7). A entidade aceitou o convite feito pela diretoria responsável pela gestão das unidades.
A Irmandade Santa Casa foi alvo de uma intervenção judicial no mês passado, no âmbito de um inquérito do Ministério Público que investiga a instituição em razão de supostas irregularidades envolvendo a gestão financeira, sanitária e assistencial dos hospitais.
A intervenção durou nove dias e foi suspensa pelo Tribunal de Justiça do Paraná, que reconduziu aos cargos os diretores que haviam sido afastados e, ainda, determinou a formação de uma comissão, por parte da Secretaria Estadual de Saúde, para fiscalizar o andamento dos trabalhos nos hospitais.
O presidente da Amepar e prefeito de Cambé, Conrado Scheller, avaliou a visita de forma positiva, destacando que foi possível entender a dinâmica dos atendimentos e as dificuldades enfrentadas pelas equipes. Ele voltou a cobrar uma auditoria independente nas contas da instituição e, ainda, a criação da comissão por parte da Secretaria Estadual de Saúde. Segundo Scheller, a abertura foi determinada pela Justiça há duas semanas, mas, até o momento, a comissão não saiu do papel.
Scheller disse que a diretoria garantiu que não haverá falta de insumos e medicamento no hospital, e que a dívida com fornecedores e funcionários, sem valor revelado, já foi parcelada e está sendo paga aos poucos. O presidente da Amepar lembrou que a saúde pública de forma geral enfrenta uma série de dificuldades, e argumentou que o trabalho de acompanhamento visa elucidar os apontamentos levantados pelo Ministério Público e, principalmente, evitar que o atendimento à população seja interrompido.
O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, também esteve no hospital nesta sexta-feira. Ele lembrou que o município tem a gestão plena dos recursos do SUS enviados à Santa Casa e que, em razão disso, é importante que o poder público acompanhe as investigações do Ministério Público e, principalmente, a prestação do serviço.
Por meio da assessoria de imprensa, a direção da Santa Casa de Londrina informou que não vai se manifestar.